5 tendências que vão transformar o setor de alimentos nos próximos anos
Assim como o mundo passa por constantes mudanças, confira as 5 tendências transformadoras do setor de alimentos para os próximos anos!
Muita gente se pergunta: existem tendências que podem transformar o setor de alimentos nos próximos anos?
Afinal, trata-se apenas de alimentação, uma condição que faz parte da vida dos seres desde a pré-história.
Comer vai além da necessidade fisiológica; tornou-se um momento de integração, alegria, relaxamento e aproveitamento da vida. A resposta a essa questão é afirmativa.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o Sebrae, demonstrou que 93% dos brasileiros se alimentam fora de suas casas pelo menos uma vez ao mês.
Além da necessidade de almoçar e jantar nas folgas do trabalho ou do estudo, 76,6% gostam de frequentar bares, lanchonetes, restaurantes e padarias como forma de passar bons momentos de lazer.
Neste post, apresentaremos as 5 tendências que chegam para transformar o setor de alimentos nos próximos anos. Continue a leitura e confira detalhes a esse respeito!
Principais transformações no setor de alimentos nos próximos anos
Diante da realidade dessa pesquisa, fica claro que a imensa maioria das pessoas que busca por alimentos fora de casa deseja se sentir feliz, aproveitar o momento e ficar de bem com a vida nessas ocasiões.
Em vista disso, é fundamental que os empreendedores do setor alimentício estejam alinhados às expectativas dos consumidores. Portanto, é crucial oferecer aos seus clientes:
Alimentação saudável e funcional em alta
O primeiro ponto que vem sendo cada vez mais valorizado pelos consumidores diz respeito ao crescimento da demanda por ingredientes:
- naturais,
- funcionais,
- que trazem benefícios para a saúde.
Desse modo, é preciso atenção para proteínas alternativas, probióticos e fibras, além da redução de açúcares e aditivos nos alimentos.
Sustentabilidade como prioridade na produção e consumo
Outro fator que ganha muita importância no setor de alimentos diz respeito às práticas adotadas pelo estabelecimento.
O consumidor prestigia cada vez mais a visão sustentável das operações, por isso é muito importante que ações façam parte do dia a dia do seu negócio, tais como:
- redução de desperdícios,
- embalagens ecológicas,
- rastreabilidade da cadeia produtiva.
É fundamental que você compartilhe essas informações com seu público, pois os clientes demonstram grande interesse no assunto. Ao fazer isso, você certamente atrairá novos clientes para seu estabelecimento.
Tecnologia e automação no food service
A tecnologia e a automação são fundamentais para que se possa agilizar os processos de atendimento, especialmente para empreendimentos que fornecem alimentação para consumidores nos intervalos de suas atividades.
Dessa forma, a tecnologia já se faz presente nesses ambientes, com foco especial em:
- inteligência artificial (IA),
- sistemas de gestão integrados,
- automação dos processos.
Além de garantir qualidade, eficiência e bons serviços, consegue-se também reduzir custos operacionais a partir da adoção dessas ferramentas.
Personalização e novas experiências de consumo
Aproveitando os recursos tecnológicos, outro ponto importante que faz a diferença e que atrai os clientes está na personalização dos cardápios e na oferta de novas experiências de consumo.
Por meio da IA, é possível avaliar os dados do consumidor e desenvolver produtos sob medida, atendendo as preferências do público de maneira personalizada.
Expansão dos canais digitais e novos modelos de negócio
Por fim, mas também diretamente ligado a tecnologia, é fundamental que o seu negócio esteja presente nos aplicativos de marketplaces e redes sociais, aumentando as vendas e conquistando um público apaixonado pelo mundo digital.
Restaurantes virtuais, como as dark kitchens, operam exclusivamente via delivery. Além disso, surgem os food hubs, que conectam pequenos produtores e consumidores em torno de alimentos sustentáveis, e os modelos de venda por assinatura também estão crescendo no setor.
Agora que você conhece o que vem por aí no setor de alimentos em um futuro próximo, leia também nosso post que apresenta estudo de tendências: perspectivas para o setor de panificação!