5 dicas práticas de controle de estoque para restaurantes

O controle de estoque para restaurantes é uma atividade fundamental para o sucesso da operação e para a garantia de bons resultados!

GEstores verificando ficha técnica em padaria

O controle de estoque para restaurantes é essencial para que esses estabelecimentos possam alcançar os resultados desejados, especialmente porque se tratam de produtos que possuem uma vida útil muito curta e que precisam de toda a atenção, visando não gerar prejuízos à operação.

Para que se possa ter ideia a esse respeito, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30% dos alimentos no Brasil são desperdiçados.

Infelizmente, uma quantidade razoável desses produtos são perdidos nos estoques de:

  • supermercados,
  • quitandas,
  • armazéns,
  • restaurantes e similares.

Uma maneira de combater o desperdício está na implantação de sistemas e tecnologias que possibilitem um controle efetivo de todos os alimentos adquiridos e, mais do que isso, informações que possam apoiar as compras, análise de custos e decisões dos gestores.

Neste post, apresentaremos 5 dicas práticas de controle de estoque para restaurantes que farão toda a diferença na gestão do seu empreendimento. Continue a leitura e conheça detalhes a respeito!

Dicas de controle de estoque para restaurantes que fazem a diferença no dia a dia

Existem 5 ações que precisam ser tomadas para que se possa ter sucesso no controle de estoque para restaurantes. Vamos conhecer essas dicas que valem a pena serem avaliadas e implementadas em sua organização:

Categorize e padronize os insumos

A categorização diz respeito a separar os tipos de alimentos que precisam ser estocados e controlados, portanto, divida o seu estoque a partir de critérios, como:

  • tipo de alimentos,
  • prazo de validade,
  • sazonalidade,
  • frequência de uso, etc.

Essa ação ajudará você a controlar os diversos alimentos de acordo com necessidades específicas de cada um, portanto, avalie as suas demandas, crie padrões de controle e tarefas, e não permita que surpresas desagradáveis aconteçam.

Crie uma rotina de conferência e inventário

Realizar o inventário, ou seja, a contagem de estoque, é fundamental para manter sempre os números atualizados.

Mais do que isso, é através dessa conferência que podem ser identificados:

  • processos inadequados,
  • desperdícios,
  • problemas envolvendo furtos e práticas não desejáveis no seu estabelecimento.

Apesar de trabalhoso, o inventário precisa acontecer para que correções possam ser realizadas e problemas identificados.

Treine sua equipe para evitar desperdícios

Muito se fala sobre organização e ordem, no entanto, sem uma equipe capacitada para isso, dificilmente essas ações poderão ser implementadas no controle de estoque para restaurantes.

Portanto, é de fundamental importância que todos os colaboradores saibam o que se deseja, como realizar as tarefas e quais os objetivos a serem alcançados.

Faça previsões baseadas no histórico de vendas

A tomada de decisão para alcançar um alto nível de assertividade precisa contar com dados confiáveis e precisos.

Portanto, é preciso que se saiba exatamente qual o comportamento dos clientes com relação ao desempenho de pratos, possíveis sazonalidades e previsão das demandas.

A partir dessas informações, consegue-se fazer previsões e compras de acordo com as necessidades do restaurante, portanto, é imprescindível contar com o histórico de vendas para melhorar os resultados e atender com qualidade o seu público.

Use tecnologia para automatizar processos

Por fim, é praticamente impossível fazer a gestão de uma empresa e, em especial, do controle de estoque para restaurantes sem contar com um sistema que apoie a operação.

O sistema Cloudfy, por exemplo, é uma ferramenta indispensável, sendo um grande aliado da sua empresa para a integração dos dados de vendas, compras e inventário, colaborando de maneira efetiva para uma gestão perfeita de estoque.

A partir da sua implantação, reduzem-se significativamente os trabalhos manuais e o seu empreendimento passa a ser controlado a partir de dados reais e confiáveis.

Deseja saber mais sobre as práticas para gerir o seu negócio? Acesse nosso site e conheça o sistema completo para restaurantes da Cloudfy!